Colabora Portada Directorio Buscador Redacción Correo
La insignia
9 de janeiro de 2004


Amor de Internet


Luís Nassif
Folha de São Paulo. Brasil, janeiro de 2004.


A coluna "Amores de Adolescência" acabou provocando recordações em leitores e um velho amigo que reencontrei há seis anos, depois de muitos anos de desencontros, me contou sua história que narro a seguir:

"Não sei se por anos, décadas ou séculos, esperei bater à minha porta certa mulher. Onde estaria? Talvez escondida num desvão de meus vinte e um anos, numa curva daquela estrada abrupta que ingressei, quando encarei a vida".

"Mas eis que a fantasia me assombra no dia em que completei um ciclo de vida, uma batalha inquieta que sai da adolescência e chega muito rapidamente perto dos meus cinqüenta anos. E pela Internet, ainda no início, sem a banalização de hoje, faço um trato, uma proposta indecorosa e safa para a moleca que, dizendo-se Heddy Lammar, malandramente entra no Chat para provocar com sua jovem erudição".

"Abriria a ela as portas e os salões da intelectualidade eloqüente da capital, que, com seus vanilóquios intermináveis fascina a intelectualidade contida do interior. Em troca, seria confidente e cúmplice, incumbida de trazer ao Chat a mulher que um dia idealizei, para um último papo, duas, três lembranças, um arremate para a conversa inconclusa cujo desfecho ficou parado no ar".

"A moleca ouviu um tanto intrigada a proposta descabida e louca, vinda de quem mal conhecia -- um nick provocador e debochado cuja diversão mais ostensiva, consistia em ironizar sua erudição. Pensou em tratar com desaforo a proposta que a subestimava. Mas não resistiu a penetrar, àquela altura, na porta que inesperadamente se entreabria".

"Aonde iria dar, em algum louco, em algum misógino, em um fantasma delirante, ou, pior, um gozador? Ou um cético contaminado pelas libações da Internet?"

"E o que viu a deixou mais intrigada. Quem era aquele desbocado que inesperadamente lhe fazia confidências doloridas, que usava mensagens reservadas, não para corte ou cantadas, mas para confissões de vida?"

"Aceitou de pronto a proposta e montando em conjunto a conspirata criou-se total cumplicidade entre os dois tipos mais trocistas da sala. A cada noite, depois do batente, encontrávamo-nos no ICQ para balanço e aprimoramento da estratégia traçada. E aproveitávamos as pausas da grande armação para confidências, revelações discretas plantadas distraidamente na conversa como intervalos comerciais da grande novela."

"E de revelação em revelação rapidamente penetramos nos recantos mais secretos de cada um. Em breve, ela me viu um solitário, rapidamente a intuí tão só. E enquanto as comportas se abriam, jorravam torrentes de dor e de agonia, de dois náufragos navegando pela cósmica solidão de um mundo novo."

"Pressentindo Heddy Lammar sozinha, sentindo em mim a solidão latente, tornamo-nos hóspedes permanentes de nossa solidão vizinha: eu abrigando minha solidão na dela, ela amparando sua solidão na minha."

"Que sentimento era aquele que jamais sentimos, nos fazendo ansiar, arfantes, loucos, buscando incessantemente um ao outro como viciados em drogas e poesia? Que sentimento aquele, que jamais previmos, nos fazendo derrubar muralha, paliçada, elmo, armadura, e almas tão fechadas pela grande solidão que construímos?"

"Não sabíamos decifrar a emoção, que nos fazia vibrar a cada nervo como as cordas tesas de um bandolim. Só sabia que eu queria a ela, e ela sabia que queria a mim."

"E doeu, meu Deus, como doeu, desvestir cada véu, cada escama, revolver cada lençol na cama, farejar resquícios de paixão. Como doeu espreitar a energia, a vitalidade jovem e sadia de quem aprendeu sem carregar as culpas que carregou a minha geração."

"Ao final do processo, eu exaurido, reflexivo, apaixonado e sábio, como leitor de velhos alfarrábios que decifravam a condição humana, entendi o início e o meio, compreendi o desfecho, a conclusão."

"E foi assim que esse amor tão louco, atracou como o barco ao porto depois de noite de mil provações. Hoje, a cada manhã que amanheço a espreito no leito e me enterneço com o reencontro, o reinício."

"E recomeço."



Portada | Iberoamérica | Internacional | Derechos Humanos | Cultura | Ecología | Economía | Sociedad Ciencia y tecnología | Diálogos | Especiales | Álbum | Cartas | Directorio | Redacción | Proyecto