Mapa del sitio Portada Redacción Colabora Enlaces Buscador Correo
La insignia
26 de março de 2006


Cinco minutos de realidade


Urariano Mota
La Insignia. Brasil, março de 2006.


Estava até há pouco, até as 12 horas e 5 minutos deste sábado, sem assunto, sem ânimo, em uma apagada e vil tristeza. Esterilidade completa, absoluta e angustiante. Então chegou uma mensagem avisando que um texto de um professor brasileiro sobre a última revolta em Paris será publicado em um grande jornal do Brasil. Texto pago! Que felicidade, imaginem, porque em nosso país o costume é se publicarem de favor, por favor, textos bem escritos, bem pensados, bem trabalhados. Isto enche a gente de felicidade e esperança. Acende na gente o ânimo e todas as forças, porque esse mestre brasileiro se encontra distante, na França, em dificuldades, e isto não é justo nem justo nem justo. Então por isto, em razão do ânimo que voltou, escrevo estas linhas:

Que bom seria se a literatura que se publica resistisse a cinco minutos de realidade. Que bom seria se os autores saíssem à rua, caminhassem pelos becos, pelas lugares, olhassem a cara das pessoas e se vissem nelas, assim como um homem deve ler e ver a cara do seu igual e semelhante. Não seria necessária uma pesquisa com método, cadernos de anotações, estatística e parâmetros aceitos por comunidades da ciência. Não. Bastaria que saíssem com o próprio talento, que não precisaria ser grande, bastaria o aprendizado que acumularam na vida, bastaria que rompessem a crosta do egoísmo, que saíssem da aura de grandes homens prenhes de erudição e safadeza. Bastaria, enfim, uma agitação feroz e íntima, um sobressalto de uma pequena revolução no próprio ser, para que descobrissem que mundo, vasto e maravilhoso mundo, têm sob os olhos e as ventas, todos os dias.

Sabem, entendem?, estamos lidando com gente. Estamos a ver pessoas de sangue, bondade e crueldade igualzinha à que possuímos em nós mesmos. As ruas estão grávidas de homens felizes, infelizes, que se cagam e mijam e sofrem e arrebentam como nós mesmos. Passemos, escritores, tentemos passar, presumíveis bons homens, por cima das fronteiras de classe, tentemos sair da própria e imunda pele, para que renasçamos em novas peles e sorrisos. E assim digo, e assim escrevo, porque tomei na cabeça os meus próprios 5 minutos esta semana.

O carro, o nosso automóvel quebrou, mais uma vez. Eu, que sou o último homem da casa, o que é sempre uma infelicidade para a minha mulher e filha, digo, "não, isto é comigo, sou eu que vou à oficina", e largo os livros, e largo Stendhal apresentado por Balzac, e saio da tela do computador e vou resolver este problema. Resolver, maneira imprópria de dizer, porque permaneço com cara de idiota (alguns amigos dizem que não tenho outra), enquanto o mecânico levanta o carro, baixa-o, abre o capô e resmunga palavras e palavrões incompreensíveis.

- O senhor terá que trocar a correia dentada, a bomba d'água....

"A correia dentada explode o motor?", tenho vontade de lhe dizer, mas me recupero a tempo, e por isso com mais sensatez lhe pergunto:

- Sim, mas onde está a bomba d'água?

- Aqui, e me mostra uma coisa pequena, inofensiva, que terrorista nenhum diria que se trata de uma bomba. Nem eu.

- Ah, bom. Esse carro é da mulher - defendo-me -, ela é quem cuida dele.

E a procurar um terreno seguro, escolho o caminho das conversas de machos, o caminho de queixas e reclamações contra as mulheres:

- É no que dá a gente sair pra ajudar, perco horas longe do trabalho somente pra mulher não vir pra oficina do mecânico, digo, mas percebo que o motivo da minha queixa para o mecânico é um absurdo completo. No mundo dos machos os homens sempre resolvem problemas com os carros, sempre.

- O senhor já ligou para o escritório, avisando?

- Não, eu trabalho em casa, respondo. E sinto que acabo de cometer outra surpresa.

Então antes que ele me pergunte a natureza do meu trabalho, fujo para um muro próximo, me encosto em um muro, cansado de ficar em pé e de me demonstrar um absoluto estúpido. E olho em volta, e vejo. Um homem negro, alto e forte conduz um cachorro belo, muito bonito, grande, esguio, pela oficina. Percebo as tetas e noto que é uma cadela. Ela possui um andar, um porte de rei, se assim podemos escrever para expressar um alta nobreza entre os cães. E se não descemos os cães da sua nobreza, acrescentamos, ao lembrar de reis como o obeso e balofo Dom João VI e da feia e deselegante rainha inglesa. Queremos dizer, ela caminha com uma segurança e uma leveza e uma elegância de quem sabe ser a senhora do território e não se exibe. É uma natural bailarina, sem música, no palco do chão entre os carros. O homem acompanha essa majestade, diria, com um porte de atleta, a segurá-la firme pela correia. Ao voltar, ele vem e se aproxima de mim, sem palavras. E lhe digo:

- É uma cadela bonita. É fila?

- Não. É rodesiana... Rodesiano é o cachorro que caça leões na África.

- Ah, respondo. E ao notar que entre os trabalhadores ele se encontra em roupas comuns, sem uniforme de operário, sem bata de mecânico, pergunto:

- Você é o segurança?

- Sim, sou eu.

- Você arrisca a vida pelo patrimônio dos outros, eu lhe digo.

- É.... ele me responde, e abre um riso franco na bela face negra, que exibe uma prótese de dentes sem brilho, mal posta, frouxa, no maxilar superior. - É.....

E o riso daquele homem não me largou até aqui. A prótese ruim, fosca, lembra a sua pobreza. O riso diante do perigo a que se expõe todas as horas, todos os dias, lembra, lembra, não, é a generosidade das pessoas do povo, generosas porque não têm outra alternativa e por índole também. Sorriem diante do perigo, "É...".

Estes foram os meus 5 minutos de realidade esta semana. Rodesianos são cães que caçam leões na África, aprendi.



Portada | Iberoamérica | Internacional | Derechos Humanos | Cultura | Ecología | Economía | Sociedad Ciencia y tecnología | Diálogos | Especiales | Álbum | Cartas | Directorio | Redacción | Proyecto