Portada de La Insignia

18 de setembro de 2007

enviar imprimir Navegación

 

 

Cultura

Sem data de vencimento*


Ral
La Insignia. Brasil, setembro de 2007.

 

Boa tarde a todos.

Faço parte daquela parcela de cartunistas que preferem se expressar através de desenhos ao invés de palavras. Mas, como tudo tem seu dia, hoje vou quebrar esse protocolo.

Quando eu era criança pequena lá no meu interior, Arcoverde, sonhava em ser jogador de futebol ou desenhista de quadrinhos. Se tivesse seguido a profissão de jogador, já teria pendurado as chuteiras há muito tempo, uma vez que a carreira de atleta tem data de vencimento.

Portanto, acredito ter feito a escolha certa. Carreira de desenhista de quadrinhos e cartunista não tem data de vencimento. No máximo a gente amarga, às vezes, ficar no banco por um algum tempo.

Considero, então, essa homenagem que a Associação dos Cartunistas de Pernambuco (Acape) hoje me presta como mais uma chance de sair do banco e jogar com a elite de ilustradores, cartunistas e desenhistas de quadrinhos pernambucanos da atualidade. Vou suar a camisa para fazer jus a essa convocação. E garanto que não voltarei mais para o banco.

Dedico "in memorian" esse troféu aos meus pais que, quando eu tinha 13 anos, acreditaram no meu sonho e me matricularam no curso de desenho por correspondência da Escola Panamericana de Arte, de São Paulo, que foi a base de toda a minha formação.

Ofereço esse troféu a minha parceira-esposa Vene, que me ajudou a criar os personagens mais importantes da minha carreira, meus filhos Alessandro, Vanessa e Marcel. Sem esquecer, é claro, os nossos dois poodles Joni e Charles, e o papagaio Mc Fly.

Agradeço a presença dos meus familiares, amigos cartunistas e companheiros de trabalho.

Muito obrigado.


(*) Em 16.9.2007, ao abrir o Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco, que neste 2007 lhe faz uma homenagem.

 

Portada | Mapa del sitio | La Insignia | Colaboraciones | Proyecto | Buscador | RSS | Correo | Enlaces