Portada de La Insignia

26 de agosto de 2007

enviar imprimir Navegación

 

 

Cultura

Meu tipo inesquecível


Luís Nassif
La Insignia. Brasil, agosto de 2007.

 

Meu tipo inesquecível foi um advogado. Com ele aprendi o significado da sua profissão, o devotamento solitário e fervoroso à causa, a solidariedade ao cliente, o culto aos valores essenciais que tornam o advogado instrumento permanente de consagração dos direitos individuais.

Doutor Francisco Rangel Pestana era advogado da "Folha" quando, em 1984, meti-me no meu primeiro processo -uma interpelação de um curso de inglês denunciado na recém-criada seção "Dinheiro Vivo". Otávio Frias Filho alertou-me, brincando. "Vá falar com o dr Rangel. Se ele for com sua cara, você esta salvo. Se não for, precisamos arrumar outro advogado".

Subi à sua sala, no décimo andar do prédio da "Folha". Atrás de pilhas de processos, estava a figura alta e grisalha, mais de setenta anos, olhar severo por cima dos óculos, medindo o interlocutor. "Vocês jornalistas são todos uns irresponsáveis", começou ele, "parece que não atentam para o significado das palavras". E indagou o que eu tinha querido dizer com determinada expressão forte a respeito do curso. "Isso mesmo que as palavras significam", respondi-lhe, algo mordido. "Você tem provas sobre o que está afirmando?", continuou ele. "Tanto tenho, que escrevi".

Sua expressão foi mudando. "Posso escapar pela tangente e dar uma explicação que satisfaça o advogado da parte contrária ou posso partir para o pau. O que você prefere?". Expliquei-lhe que o curso em questão tinha procurado aproximações pouco ortodoxas comigo, e que preferia que ele partisse para o pau. Seu olhar iluminou-se. "Então, vamos para o pau". E ficamos amigos.


O decreto do Cruzado

Tempos depois, no governo Sarney, envolvi-me num processo maior, movido pelo consultor-geral Saulo Ramos em função de denúncias de alterações na segunda edição do Plano Cruzado- recriando as indústrias da concordata e da liquidação extrajudicial.

Rangel Pestana assumiu a defesa, num momento em que o país mal saía das fraldas do autoritarismo. Foi uma guerra. No meio do processo, saí da "Folha" e abri mão da defesa judicial proporcionada pelo jornal. Orgulho besta, já que não tinha condições financeiras de contratar um advogado.

Fui me despedir do dr. Rangel, e agradecer seu empenho. "Você não está satisfeito com meu trabalho?", indagou preocupado. "Pelo contrário, é que estou saindo do jornal e o senhor é advogado da "Folha", expliquei-lhe. "Engano seu. A "Folha" me paga, mas meu cliente é você", respondeu. Resolvi abrir o jogo. Disse-lhe que não tinha condições de pagar seus honorários. "Quem falou em honorários?", redargüiu.

Sua atuação no processo foi heróica. Com problemas de saúde, chegou a sair direto do hospital para comparecer a uma das audiências, e retornar em seguida.

Quando o processo terminou -ele vencedor- já tinha condições de pagar ao menos parte dos seus honorários. Não aceitou. Comprei um jogo de canetas e fui visitá-lo em sua casa. Foi pouco antes de sua morte. Levei lá minhas filhas pequenas. Depois fomos até a Livraria Cultura, que mantinha um encontro todo sábado com jornalistas, poetas e escritores. Lá ele bebeu, divertiu-se a valer, contou histórias da mocidade, sua relação com Roberto Marinho, com a Antárctica.

Pouco depois morreu, deixando em mim lembranças para toda a vida.

 

Portada | Mapa del sitio | La Insignia | Colaboraciones | Proyecto | Buscador | RSS | Correo | Enlaces